As ações aqui expostas evidenciam a materialização dos Princípios e Objetivos do ECVU. São projetos realizados em São Francisco Xavier, SP/BR, Área de Proteção Ambiental, na Mata Atlântica, Serra da Mantiqueira.
As vivências realizadas pelo ECVU se caracterizam por suas interações coletivas entre artistas, parceiros e comunidade local, gerando produtos únicos, com arte, ecologia e trabalho social. Para entrar em contato conosco, escreva para ecventosuivantes@gmail.com
Saiba mais sobre o ECVU clicando os links Ateliê Residência, Exposições e Diretrizes e Normas, ao lado.

Personagens APA SFX - 2014


Nos dias 8 e 9 de março de 2014, no Sítio Ventos Uivantes, o ECVU realizou um ensaio fotográfico ecológico, para a confecção de 6 painéis para decoração a Tenda de Educação Ambiental, “Imaginando a APA SFX”, do 4º Pavilhão da Comunidade SFX.
A vivência reuniu 4 jovens de SFX, que fizeram cursos do ECVU (Gabriela Rodrigues, Larissa Aragão, Marcus Rei e Victor Bruno), e alunos do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, através da Oficina de Cabelo e Maquiagem, da educadora Guta Bodick, com os alunos Janaina Aparaecida Ribeiro da Silva, Fabíola Pereira Silva,  Ana Carolina De Carvalho Pereira, Solange Cirqueira Juvenal, Camila Pereira, Camila da silva Anacleto, Larissa Matias Gomes, Ana Carolina Perejão Lima, Naftali silva, Maria Eugênia Silva Matos, Giovane Ferraz, Laura P. santos Garcez, Daiana P, Bruna Rodrigues (figurino) e Amanda Santos (figurino).
Foram criados 6 personagens que representariam nossas matas e a Área de Proteção Ambiental SFX. São eles: o Bugio, um grande e imponente primata de nossas matas; a mãe das águas, a Iara; a Abelha, grande colaboradora na polinização e consequente reprodução das flores; o Milho, fora das grandes monoculturas e como produção sustentável; o Sapo Cururu, que frequenta os quintais das casas da roça e o Espantalho, a ameaça do homem na defesa de seu cultivo, mas sem poder destrutivo.
Foi um show de trabalho artístico coletivo, com direito a banho de cachoeira, observação da mata e uma profunda discussão que relacionou as necessidades de preservação do planeta e as leis que regem nossa legislação ambiental, em especial as da APA SFX.
Como atitude de sustentabilidade, em todas as maquiagens, figurinos e cenários foram evitadas ao máximo as soluções industriais. Muitas tintas e cremes foram feitos com terra, muitos dos elementos de figurino e cenário reutilizando materiais.
A orientação artística das personagens ficou a cargo da Cinthia Crelier e as fotos de Roberto Fachini.
Além da equipe de maquiagem, veio, do Instituto CRIAR, uma equipe de alunos que realizou o vídeo que pode ser encontrado no link... Esta equipe foi formada por Thiago e Denis (áudio), Liliane (Iluminação), Robert (edição), Mateus (CG), Renata (produção), Vini e Gabriela (cenografia) e Wellington e Amanda (câmera).